top of page

Contribuição de David Boadella para o 30º aniversário da EABP


É uma honra ser convidado a escrever sobre as realizações da EABP e seu desenvolvimento futuro. A psicoterapia corporal tem uma longa história, que remonta ao menos 120 anos, antes da fundação do EABP (1). Origens ainda mais antigas desta corrente foram descritas em detalhe por Michael Heller (2). Durante este tempo muitas modalidades diferentes de psicoterapia corporal foram desenvolvidas. Elas foram muito bem contempladas no excelente Manual de Psicoterapia Corporal (3).

Um papel significativo na publicação de mais de mil artigos, por fundadores e terapeutas de muitas dessas modalidades, foi desempenhado pela revista de Biossíntese “Energia e Caráter” (4), que fundei em 1970 e esteve ativa neste campo durante 45 anos, e em breve estará disponível na internet. A revista americana de Psicoterapia Corporal, fundada por Jacqueline Carleton, expandiu-se em 2012 para se tornar a Revista Internacional de Psicoterapia Corporal. Junto à “Psicoterapia Somática Hoje”, fundada por Nancy Eichhorn em 2011, elas deram continuidade a esta rica área de publicação. A EABP, coordenada por Courtenay Young, compilou uma maravilhosa bibliografia de livros, capítulos e artigos sobre psicoterapia corporal. Isso complementa o “Arquivo de Psicoterapia Corporal” criado por Peter Freudl.

Na minha gestão, como o primeiro presidente da EABP, de 1989 a 1993, foram estabelecidas as bases para criação de um rico trabalho em diversas áreas da organização de congressos, ética, associações nacionais e modalidades de psicoterapia. Estas, têm estado em constante desenvolvimento e melhoria, sob a liderança de todos os presidentes que me sucederam.

Fui eleito presidente do comité de validação científica da EAP, em 1997. Este comité criou os critérios para o reconhecimento de todos os métodos de psicoterapia na Europa. Em 1998, as três primeiras modalidades de psicoterapia corporal a serem credenciadas foram: Biossíntese, Análise Bioenergética e Análise Psico-Orgânica. A EABP foi cientificamente validada pela EAP em 2000 e, a partir daí, é associada ao Conselho Mundial de Psicoterapia. A EABP tem todo o direito de se orgulhar de suas conquistas em todas essas áreas de realizações, que continuarão a se desenvolver e se diversificar nos próximos anos.

Uma coisa que eu gostaria de enfatizar para o futuro, é a esperança de que a EABP possa aprofundar sua conexão com a USABP e possivelmente criar, a tempo, uma Associação Internacional de Psicoterapia Corporal que possa reconhecer e apoiar Institutos na Ásia, América do Sul, Austrália e outras regiões do mundo.

Desejo à EABP, tudo de melhor para os próximos 30 anos de expansão e um desenvolvimento fértil.

David Boadella

International Institute for Biosynthesis IIBS

Benzenrüti 6

CH-9410 Heiden/Switzerland

E-Mail: info@biosynthesis.org

www.biosynthesis.org

Referências:

  1. Boadella, David, Eiden, Bernd & Young, Courtenay: “The Historical Basis of Body Psychotherapy”, editado por Courtenay Young, 2011, Galashiels, Reino Unido: “Publicações de Psicoterapia Corporal”.

  2. Heller, Michael, “Body Psychotherapy: history, concepts, methods”, 2012, NY: W.W.Norton

  3. Marlock, Gustl, Weiss, Halko, Soth Michael & Young, Courtenay, “The Handbook of Body Psychotherapy”, 2015, Berkeley, Califórnia: North Atlantic Books

  4. Boadella, David (ed.) “Energy & Character”, publicado pela primeira vez em 1970, Weymouth: Abbotsbury Publications.

Breve biografia de David Boadella, B.A., M.Ed., Hon. D.Sc.

  • Nascido em Londres, 1931;

  • Treinado em Vegetoterapia com Ola Raknes e Paul Ritter;

  • Editor fundador da revista Energy & Character, 1970;

  • Autor de “Nos Caminhos de Reich”, “Correntes da Vida: uma introdução à Biossíntese” e muitos outros livros;

  • Fundador da Terapia em Biossíntese, desde 1986, desenvolvendo o método com a Dra. Silvia Specht Boadella;

  • Co-diretor, com a Dra. Silvia Specht Boadella, do Instituto Internacional de BiossínteseIIBS, desde 1986;

  • 1º Presidente da EABP, 1989-1993;

  • Membro Honorário da EABP, desde 1999;

  • Membro do Conselho Mundial de Psicoterapia, 1999-2001.

Traduzido por: Luis Cláudio Gouveia e Valdo Almeida

Notícia Destaque
Notícias Recentes
Siga
bottom of page